O Curso CaPtaNDo é uma das principais iniciativas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltadas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). Tal sistema reúne todos os indivíduos, profissionais e órgãos envolvidos com a redução da oferta e da demanda de drogas no país.
O CaPtaNDo busca oferecer uma aprendizagem de qualidade e gratuita
para diversas pessoas que atuam com assuntos relacionados à
problemática das drogas. Por se tratar de uma temática complexa e em
constante mutação, um controle efetivo das drogas requer muito
treinamento, conhecimento e troca de informações. É nesse contexto que
o CaPtaNDo promove uma capacitação fundamentada em três eixos
principais: políticas públicas sobre drogas,
gestão de ativos oriundos do narcotráfico e de crimes conexos,
e temas emergentes em redução da oferta de drogas.
Assista abaixo às entrevistas com o Ministro de Estado da Justiça e
Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, e com o Secretário
Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora.
O curso contará com a participação de profissionais que atuam diretamente nas áreas relacionadas com as políticas de drogas, dentre os quais se destacam juízes, promotores públicos, operadores da segurança pública e gestores federais e estaduais. Haverá também participações especiais de membros envolvidos com a Política Nacional sobre Drogas, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério Público Federal (MPF), a própria SENAD e a Polícia Federal.
Assista ao ladoabaixo às entrevistas com a Juíza Federal e Auxiliar do Presidente do CNJ, Dayse Starling Motta, com a Subprocuradora-Geral da República, Luisa Cristina Fonseca Frischeisen, e com o Coordenador-Geral de Repressão a Drogas e Facções Criminosas da PF, Delegado Elvis Secco.
O curso CaPtaNDo permitirá a cursistas aprofundarem o conhecimento em assuntos fundamentais da PNAD, incluindo os aspectos socioeconômicos, culturais, normativos e históricos das drogas, o regime internacional de controle de drogas e o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, com ênfase, porém, na gestão de ativos oriundos do narcotráfico e de crimes conexos, entendida como uma medida essencial para a redução da oferta de drogas e para o sucesso da PNAD.
De todo modo, este sítio já disponibiliza, em caráter antecipado, importante material sobre a temática das drogas, de modo que os interessados já possam se beneficiar de dados, informações e conhecimentos que serão explorados com maior profundidade no curso.
Clique nos ícones abaixo e confira o material já disponibilizado para consulta:
O CaPtaNDo está em fase final de construção e será ofertado para 5.000 cursistas em todos o Brasil, a partir de setembro de 2020. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 03/09/2020.
Para conhecer mais detalhes do curso, acesse o portal de inscrições:
captando.senad.ufsc.br/inscricaoA marca e o nome do curso foram criados à luz dos objetivos e propósitos dessa iniciativa educacional, o qual busca, em síntese, fomentar a capacitação sobre a Política Nacional sobre Drogas.